quinta-feira, 5 de julho de 2018

IBGE revela que 80% dos municípios do Piauí não têm prevenção de desastres

Mais de 88% dos municípios não possuem plano de prevenção a desastres naturais, segundo o IBGE. 

 
Foto: Gilvan Souza


Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que 88,39% dos municípios do Piauí não possuem planejamento para gestão de risco e prevenção de desastres naturais. O índice é o mais alto entre os estados do Brasil, que tem média de 59,4%.

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) foi divulgada nesta quinta-feira (05) e realizada em todos os estados com dados de todos os municípios do Brasil referentes ao ano de 2017.

O dado referente a desastres naturais mostra uma realidade já vivenciada em alguns municípios que passaram recentemente por alagamentos. Outros sofrem com efeitos da estiagem prolongada e dependem diretamente de ajuda dos governos estadual e federal.

Os dados referentes aos municípios do Piauí também mostram que somente 13,8% dos municípios do estado declarou ter recursos financeiros para tratar questões de meio ambiente, índice baixo se comparado com a média nacional que é de 37,9%.

O estado não deixou a desejar somente nestes índices. Na análise do IBGE a preocupação  das prefeituras com a agropecuária também figura bem abaixo da média nacional. No levantamento, somente 18,75% das prefeituras dizem ter um órgão responsável pela assistência técnica/extensão rural aos produtores. No Brasil, a média entre os municípios de todos os estados é de 45,27%.

Segundo o IBGE, a pesquisa configura-se como ferramenta apropriada para o levantamento de dados que permitem o monitoramento e a avaliação de políticas locais, reforçando o objetivo de construção de uma base de informações municipais de qualidade. Mais detalhes AQUI.

 

Por: Rodrigo Antunes
Via: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog